Fase final da Taça Rio pode não valer nada para o Carioca; entenda

Caso Vasco e Botafogo se mantenham entre os quatro melhores na classificação geral após a última rodada, turno não terá peso algum nas partidas de definição do Estadual

A Taça Rio caminha para a última rodada, neste domingo, às 16h (de Brasília). O regulamento, porém, pode fazer com que a fase final do turno não tenha peso algum para as partidas decisivas do Campeonato Carioca. Flamengo e Fluminense garantiram vaga e a vantagem do empate pelas duas melhores campanhas na classificação geral. Caso a dupla tenha companhia de Vasco e Botafogo na próxima fase da Taça Rio, nada que aconteça nas semifinais do segundo turno irá alterar o panorama do estadual. 
Luis Fabiano e Victor Luis Vasco x Botafogo (Foto: André Durão)Vasco, de Luis Fabiano, e Botafogo, de Victor Luis, definem futuro no Carioca no domingo (Foto: André Durão)

ENTENDA:
6ª rodada da Taça Rio - domingo, 16h
Fluminense x Flamengo - Kléber Andrade (Cariacica, ES)
Nova Iguaçu x Vasco - Moça Bonita
Botafogo x Resende - Nilton Santos
O que pode acontecer? 
Flamengo e Fluminense entram sem preocupações por já terem garantido vaga e vantagem nas semifinais do Carioca. Na classificação geral, o Rubro-negro tem 26 pontos, seguido do Tricolor, com 25.
Se o Vasco vencer o Nova Iguaçu e o Botafogo passar pelo Resende, as duas equipes se garantem não só nas semifinais da Taça Rio, como também na fase decisiva do Carioca, por estarem entre as quatro melhores campanhas no somatório dos grupos. Com isso, a fase final do 2º turno valerá apenas para cumprir tabela. 
Se o Vasco empatar com o Nova Iguaçu, Volta Redonda ou Portuguesa-RJ não vencer seu jogo e o Botafogo perder para o Resende, o Cruz-Maltino avançaria em terceiro no somatório e o Alvinegro continuaria com a quarta melhor campanha do geral, mas estaria fora das semis da Taça Rio. Porém, para se classificar para a fase decisiva do Carioca, precisaria torcer para que o clube da Baixada não fosse campeão do turno.
Se o Vasco empatar com o Nova Iguaçu, Volta Redonda ou Portuguesa-RJ vencer seu jogo e o Botafogo vencer o Resende, o Cruz-Maltino ficaria em quarto no somatório, mas estaria fora das semifinais da Taça Rio. Assim, para se classificar para a fase decisiva do Carioca, precisaria torcer para que o classificado entre Volta Redonda e Portuguesa-RJ  não fosse campeã do turno.
Se o Vasco perder para o Nova Iguaçu, Volta Redonda ou Portuguesa-RJ vencer seu jogo e o Botafogo pontuar na última rodada, a equipe de São Januário estaria eliminada do Carioca (ficaria fora das semis da Taça Rio e perderia posição pela classificação geral). Porém, caso avance de fase na Taça Rio mesmo com a derrota, só vai às semifinais do estadual se levar o título do turno. 
Se o Botafogo perder para o Resende e o Nova Iguaçu vencer o Vasco, o Alvinegro estará eliminado do Carioca (ficaria fora das semis da Taça Rio e perderia posição pela classificação geral). Mas se o Alvinegro perder e o Vasco vencer, o Botafogo se garante entre os quatro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo