Pressionado Inter recebe o tranquilo Grêmio em último clássico do ano no Beira-Rio


Clássico deste domingo terá novamente setor com torcida mista no Beira-Rio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Clássico deste domingo terá novamente setor com torcida mista (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Até esta quinta-feira, Grêmio e Internacional faziam parte, teoricamente, da mesma briga dentro do Campeonato Brasileiro. Os resultados da rodada, porém, afastaram os dois grandes gaúchos: com a derrota para a Chapecoense, o Colorado chega ao Gre-Nal com a missão de vencer o rival para tentar uma difícil aproximação com o São Paulo, que está três pontos à sua frente, a fim de tentar chegar próximo do G4. Já o Tricolor, ao vencer o Fluminense, praticamente garantiu sua vaga na Libertadores, não pode mais ser ultrapassado pelo maior rival e jogará o clássico com relativa tranquilidade.
Com 62 pontos, o Grêmio tem seis de vantagem para o São Paulo, seu concorrente mais próximo. A vitória de quinta-feira ajudou a tirar o peso do Gre-Nal para o time de Roger Machado, mas o treinador nega que sua equipe vá entrar relaxada no Beira-Rio: “as nossas motivações independem das motivações do Inter. Temos nossos objetivos, e o Inter tem os dele. A vitória desta quinta nos leva para o clássico mais tranquilos, mas vamos entrar mais motivados, porque é clássico. É o resultado do clássico que poderá nos dar condições de confirmar a vaga na Libertadores e, dependendo do que ocorrer, até chegar para o jogo com o Atlético-MG brigando pela segunda posição”, projeta o técnico.
O treinador gremista também acredita que a goleada de 5 a 0 aplicada pelo Tricolor no confronto do primeiro turno deve servir de motivação extra para o Inter se desdobrar neste fim de semana: “sabemos como foi o jogo no primeiro turno, e tenho certeza que o Inter dará atenção especial ao clássico, assim como nós daremos”, completou o comandante azul.
Para este jogo, Roger terá equipe praticamente completa. Só quem ficará de fora é o volante Maicon, ainda em recuperação de lesão muscular. Nenhum pendurado tomou o terceiro cartão diante do Flu, e a equipe ainda ganhará dois reforços: Erazo, que volta a ser titular depois de atuar pelo Equador nas eliminatórias, e Pedro Rocha. Expulso diante do Sport, o atacante pegou dois jogos como pena, mas o clube conseguiu um efeito suspensivo, deixando-o à disposição para o clássico no Beira-Rio.
Se o Grêmio entra mais tranquilo, para o Inter o clássico pinta como uma das últimas chances de chegar ao G4. O Colorado vem perseguindo Santos e São Paulo desde o início do returno, mas jamais conseguiu ingressar no grupo dos quatro primeiros. Para ir à Libertadores, terá de fazer pelo menos quatro pontos a mais que o Tricolor Paulista, já que tem três pontos a menos (56 a 53), mas um saldo de gols muito inferior (9 a -2).
A derrota por 1 a 0 para a Chapecoense foi trágica para as pretensões do Inter de ir à Libertadores. Apesar disso, o técnico Argel Fucks considerou injusto o resultado na Arena Condá: “nós jogamos uma boa partida. Tivemos 55% de posse de bola, dez finalizações e quatro chances claras de gol, mesmo com toda a água que tinha em campo, que era um complicador. Então, acho que tinha que ser no mínimo empate hoje. A gente controlou a partida, os números dizem isso, mas o que vale é a bola na rede”, lamentou.
Ao contrário de Roger, Argel chega cheio de problemas de escalação para o Gre-Nal. Para ser mais preciso, são nada menos que nove desfalques: Eduardo Sasha, com inflamação no tornozelo, não deverá atuar; Valdívia operou o joelho e só retorna em julho do ano que vem; Rafael Moura também não atua mais em 2015, bem como o lateral esquerdo Geferson; Réver é dúvida devido a problema muscular que o tirou do jogo em Chapecó – o mesmo vale para Alex, que também deve ficar de fora; Nilton e Wellington, pegos no antidoping, estão fora; e, para piorar, Juan foi expulso diante da Chapecoense e está suspenso.
Para a defesa, caso Réver realmente não jogue, Alan Costa, usado em Chapecó, deve ser titular. Outra opção é Ernando compor a zaga com Paulão e Artur ser o ocupante da lateral esquerda. De resto, a equipe não deve apresentar muitas mudanças em relação à que perdeu para a Chape, justamente por falta de maiores opções. Uma possível entrada para tornar o time mais ofensivo seria a de Alisson Farias, que tem ingressado em alguns dos jogos mais recentes. Ainda assim, a tendência é que Anderson e D’Alessandro sejam os meias.
Fora de campo, a tradicional guerra de palavras entre os dirigentes tem primado pelo respeito. E pela já manjada transferência de favoritismo para o lado contrário. “Sabemos do clima que vamos enfrentar no Beira-Rio, mas vamos lá para satisfazer a nossa necessidade. Precisamos de um empate para garantir a classificação. Se tu me deres um empate eu assino embaixo”, comentou o presidente gremista, Romildo Bolzan Jr. “Temos a obrigação de vencer porque o jogo é em casa, mas o Grêmio é o favorito, porque hoje é um time melhor”, reconheceu o mandatário colorado, Vitório Piffero.
Assim como em todos os clássicos de 2015, o Gre-Nal deste domingo terá um setor com torcida mista. O Caminho do Gol – fechamento da avenida de acesso ao Beira-Rio para que torcedores dos dois clubes cheguem a pé, juntos, para o jogo – também ocorrerá, mais uma vez.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X GRÊMIO
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 22 de novembro de 2015, domingo
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Alessandro Rocha Matos (Fifa-BA) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ)
INTERNACIONAL: Alisson; William, Paulão, Alan Costa (Artur) e Ernando; Rodrigo Dourado, Nico Freitas, Anderson e D’Alessandro; Vitinho e Lisandro López
Técnico: Argel Fucks
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Ramiro, Giuliano e Douglas; Luan e Everton
Técnico: Roger Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo