Givanildo e Flávio Araújo: reis do acesso do Campeonato Brasileiro no século XXI


Givanildo, América-mgNo último sábado, a Série B do Campeonato Brasileiro fechou as últimas três vagas para a elite com os acessos de Vitória, Santa Cruz e América-MG, já que o Botafogo já tinha alcançado esse objetivo há duas rodadas. E um dos treinadores se destaca como um especialista em subir equipes de divisão. Givanildo Oliveira (foto) conseguiu o seu quinto acesso no século XXI ao colocar o Coelho na Série A de 2016. O único a ter esse sucesso cinco vezes - de 2001 até hoje - foi Flávio Araújo, que comandou o River, do Piauí, na campanha da Série D deste ano rumo à Terceirona nacional. A diferença entre os dois treinadores é que Givanildo costuma levar times à Primeira Divisão, enquanto os feitos de Flávio variam nas divisões inferiores.

Antes de reconduzir o América-MG à Série A, Givanildo já havia conseguido tirar o clube mineiro da Série C em direção à Segundona em 2009. O experiente técnico levou mais três equipes à elite: o Sport em 2006, o Santa Cruz em 2005 e o Paysandu em 2001. Vale ainda registrar que Givanildo também tem um acesso no século XX levando justamente o Coelho para a Série A em 1997.

Flávio Araújo, técnico do River-PI Já Flávio Araújo (foto), além de colocar um time piauiense na Série C, teve sucesso recente com o Sampaio Corrêa, subindo duas vezes consecutivas de patamar: indo da D para a C em 2012 e da C para a B na temporada seguinte. O treinador levou mais dois clubes à Segundona: o América-RN em 2011 e o Icasa em 2009.

Outros dois treinadores fecham o G-4 dos reis do acesso com três campanhas de acesso. Luiz Carlos Martins costuma se dar bem trabalhando com equipes do interior paulista tanto que já subiu Oeste (2012) e Santo André (2003), além do América-RN, em 2005, todos da Série C para a B. Mauro Fernandes, assim como Givanildo, já colocou o América-MG na elite, em 2010. O treinador ainda resgatou os tradicionais Atlético-GO (2008) e Vitória (2006) da Terceirona.

Info reis do acesso brasileiro século 21
Vários treinadores já conseguiram dois acessos, incluindo nomes muito conhecidos como Mano Menezes e Levir Culpi. O ex-técnico da Seleção devolveu Grêmio (2005) e Corinthians (2008) à elite, enquanto o atual comandante do Atlético-MG trouxe o próprio Galo de volta à Série A em 2006, além de resgatar o Botafogo em 2003.

Três treinadores chegaram à segunda campanha de sucesso nas divisões inferiores na atual temporada. Cláudio Tencati e Rogério Zimmermann subiram Londrina e Brasil de Pelotas, respectivamente, por dois anos seguidos, em 2014, da D para C, e em 2015, da C para a B. Já Marcelo Veiga comandou o Botafogo-SP no título da Quarta Divisão neste ano e, em 2007, levou o Bragantino da C para a B.

Os demais técnicos bem sucedidos em 2015 subiram uma equipe do Campeonato Brasileiro pela primeira vez no século XXI. Na Série B, são os casos de Ricardo Gomes no Botafogo, Vagner Mancini no Vitória e Marcelo Martelotte no Santa Cruz. Quem entrou nesse seleto grupo pela Série C foram Márcio Fernandes, do Vila Nova, e Leston Júnior, do Tupi-MG. Pela Série D, Cacaio, no Remo, e Leocir Dall'Astra, no Ypiranga-RS, estrearam como comandantes de acesso nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo