Sport Boys, de franquear o rebaixamento à CONMEBOL LIBERTADORES 2017
Sport Boys, conhecido como o ‘Toro’ de Warnes da Bolívia, participará pela primeira vez na CONMEBOL LIBERTADORES 2017. O valente time boliviano passou de salvar a categoria a coroar-se como o melhor de seu país, surpreendendo a todos no torneio passado, ganhando um lugar na próxima edição do torneio mais importante do continente, a Copa Libertadores 2017.
Em 7 de junho de 2015 o Sport Boys ganhou a série de descenso indireto ante o tarijeño Atlético Bermejo, vice-campeão Nacional B - Copa Simón Bolívar, e salvou a categoria. Passou apenas seis meses daquele jogo e fez a maior proeza de sua história: ser campeão do torneio Abertura 2015/16 e ganhar um lugar no grupo 6 da CONMEBOL LIBERTADORES, que compartilha com Atlético Mineiro, Libertad e Godoy Cruz.
Club Deportivo y Cultural Sport Boys nasceu em 17 de agosto de 1954, nas redondezas das populosas Siete Calles, em Santa Cruz, onde comerciantes do lugar —entre vallegrandinos e camireños— foram seus fundadores. Décadas depois, em 2001, foi refundado e trasladado a Warnes.
A cidade de Warnes está situada no departamento de Santa Cruz, com uma população aproximada de 96.500 habitantes. O município é de característica industrial e turística, esta combinação faz com que seja um lugar atrativo para todos os visitantes que chegam.
O clube ganhou protagonismo em 2012, ano de seu ascenso ao Nacional B e posteriormente à Divisão de Honra do futebol boliviano. O 'Toro’ finalizou em segundo na temporada da Asociación Cruceña de Fútbol e assim se classificou na Copa Bolívia 2012.
Nessa copa, o time warneño disputou a "Série B", na qual jogou em casa no Vaca Jiménez, frente os vice-campeões de Cochabamba, Oruro, Pando, Beni e o terceiro de Chuquisaca.
Na partida pelo terceiro posto enfrentou o segundo de seu próprio grupo na primeira fase, PSJ La Palmera, no qual venceu por 2 - 1 com gols de Óscar Araúz e Isaías Viruez, e assim se classificou como terceiro colocado da Copa Bolívia no Nacional B 2012/13.
Porém sua subida não parava por aí. Ao finalizar em segundo no campeonato Nacional B da Bolívia, o time acedeu em disputar pelo ascenso indirecto, contra o penúltimo classificado do Campeonato de Primeira de 2012/13, o Club Petrolero. Trás dois empates seguidos, a série se definiu no terceiro encontro, quando com dois gols de Joaquín Botero, Sport Boys ascendeu à máxima divisão nacional boliviana, convertendo-se na quarta equipe cruceña.
-Do abismo à satisfação continental-
No torneio de Primeira de 2015, Sport Boys finalizou em 11º na tabela de posições, após uma péssima campanha, jogou o descenso indireto da categoria contra Atlético Bermejo, onde se disputaram três encontros. O primeiro jogo terminou em 3 a 1 para o elenco de Bermejo, a volta em Warnes terminou com vitória do local 4 - 1, o que permitia um jogo de desempate em Cochabamba, em 7 de junho com resultado de 2 - 0, que deu alívio ao elenco de Warnes e a possibilidade de permanecer no seio da liga de primeira.
Já salvo do rebaixamento, o primeiro objetivo do próximo campeonato 2015/16 era somar pontos. Foi superando até chegar ao primeiro posto, que não soltaria mais. Na 22ª jornada, Sport Boys teria a grande chance de coroar-se campeão do torneio de primeira, e alcançaria o sonho em uma tarde mágica e inesquecível para a torcida 'del Toro’.
Venceu Cerro por 3-0 e conquistou em seu estádio Samuel Vaca da cidade de Warnes, a primeira estrela. E desse modo, a possibilidade de participar da CONMEBOL LIBERTADORES 2017, um feito que há um ano parecia muito distante... quase um sonho que hoje é realidade.
CONMEBOL.com
Comentários
Postar um comentário