Colômbia enfrenta Japão com promessa de superar sua melhor atuação

A seleção cafeteira começa no mundial da Rússia 2018 com o desafio ante o Japão como primeiro encontro no Mundial que assume com a exigência que requer a notável reputação de seus futebolistas e a lembrança do bom papel realizado quatro anos atrás, no Brasil.
Com um grupo consolidado no futebol internacional, habitual agitador deste torneio, o conjunto do argentino José Pékerman começa seu andar na Rússia, com Saranks, capital da República de Mordovia, como ponto de partida.
Em contrapartida do que sucedeu em eventos anteriores, onde a equipe ‘cafeteira’ era uma incógnita, parte agora com a pressão de claro aspirante num quarteto que, além do Japão, se completa com Polônia e Senegal, seleções com um nome menor na atualidade.
Japão volta a se cruzar no caminho colombiano tal e como sucedeu na fase de grupos de faz quatro anos. Então, também com o Pékerman no banco, a equipe oriental saiu estremecida, sendo goleada por 4-1.
Colômbia nunca perdeu contra o Japão, distanciado agora daquela equipe veloz, dominador do futebol oriental capaz de acabar com a tarde de qualquer um.
Pékerman, que pode estar imerso em sua última grande competição como responsável da Colômbia, cujo banco leva seis anos, afronta o jogo com a dúvida sobre a presença de James Rodríguez -o camisa 10 perdeu seu segundo treino em Cazão por fadiga muscular- totalmente dissipada. A única questão a resolver no onze da Colômbia é saber qual será a dupla central que o preparador argentino vai escolher.
O técnico, pouco dado a revelar a formação, não tirou as dúvidas nos treinos, contudo tudo aponta que um fixo no eixo da zaga será Christian Zapata, muito mais experiente neste tipo de competições do que os jovens Davinson Sánchez e Yerry Mina.
Sánchez, do Tottenham Hotspur, poderia ser o par de Zapata numa linha de quatro atrás que contará também com Santi Arias na direita e, após a baixa por lesão de Frank Fabra, Johan Mojica na esquerda.
O veterano Abel Aguilar se recuperou a tempo e fará seu um dos dois postos na linha de volantes, havendo ganhado a partida de Mateus Uribe. Junto com o futebolista do Deportivo Cali estará outro, Carlos 'La Roca' Sánchez, encarregado de proteger numa linha de quatro: Cuadrado, James, Muriel e Falcao.
"Devemos ter a iniciativa, somos uma seleção que se caracterizou por isso. Temos uma equipe para ser protagonista e jogadores para fazê-lo. É fundamental a solidez defensiva e manter o arco intacto", assegurou Abel Aguilar.
-O ‘Tigre’ por realizar seu sonho-
Depois de perder por lesão o encontro mundialista de há quatro anos no Brasil, Falcao García verá cumprido o sonho de jogar num Mundial aos 32 anos quando entrar como capitão da 'Tricolor' ante o Japão.
O 'Tigre' será a ponta de lança de um quarteto ofensivo em que Cuadrado operará pela direita, Muriel será extremo esquerdo e James cuidará do centro.
Colômbia entra no sexto Mundial de sua história como uma das promessas do torneio. Quartofinalista no Brasil 2014, superado somente pelo anfitrião, se topa em seu início com o Japão, que chega ao duelo com mais dúvidas que convicções.
As ações do Grupo H se abrem nesta terça quando Colômbia e Japão se encontrarem no Mordovia Arena de Saransk às 15:00 locales (12:00 GMT), enquanto Polônia e Senegal disputarão no Spartak Stadium em Moscou às 15:00 GMT.
-Os números-
Colômbia x Japão
Registram só um enfrentamento em Copas do Mundo
Foi em 24 de junho de 2014 com vitória da Colômbia por 4-1. O jogo ficou na história porque Faryd Mondragón, que entrou no lugar de David Ospina, foi o jogador de maior idade em disputar um cotejo na história dos Mundiais.
Colômbia: Disputou 18 partidas em Copas do Mundo (7 – 2 – 9)
Realizou um grande Mundial no Brasil 2014 onde alcançou as quartas de final, sendo eliminado pelo país anfitrião.
Japão: Ganhou 4 dos 17 jogos disputados em Copas do Mundo
Só ganhou nos dois dos últimos 10, ambos na África do Sul 2010: Camarões 1-0 e Dinamarca 3-1.




EFE
Números: Eduardo Bolaños

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo