Sem troféu original, Botafogo adquire réplica de maior conquista internacional

Alvinegro solicita cópia da Copa Conmebol conquistada em 1993 e vai apresentá-la em reunião do Conselho Deliberativo nesta terça-feira. Paradeiro da taça é um mistério que já dura anos no clube


Sem troféu original, Botafogo adquire réplica de maior conquista internacional
Única conquista internacional de um carioca no Maracanã, a Copa Conmebol de 1993 é defendida com orgulho pelo Botafogo. Após o Flamengo ter perdido a final da Sul-Americana para o Independiente, da Argentina, na última quarta-feira, o Alvinegro tirou onda com o rival em sua conta oficial do Twitter (veja abaixo). Mas o torcedor que também quiser se vangloriar da conquista e for à sala de troféus do clube atrás de uma selfie com a taça não vai achar. Ao menos até esta quarta-feira.
O paradeiro do troféu original (ou se era uma primeira réplica) é um mistério há anos em General Severiano. Quando o clube homenageou os jogadores do título em 2013, durante partida no Maracanã, a taça já não aparecia nas fotos e vídeos. Em histórias propagadas na internet ou em conversas com dirigentes, boatos não faltam para o sumiço:
  • Uns dizem que ela foi furtada nos anos 90, quando o Botafogo estava sem a sede;
  • Outros alegam que ela estava no Mourisco e se perdeu durante uma mudança;
  • Há quem tenha ouvido história de que ela era itinerante e não ficava de posse do clube.
Fato é que a diretoria atual solicitou uma réplica do "caneco". A cópia já foi obtida e será apresentada na noite desta terça-feira, em General Severiano, em reunião do Conselho Deliberativo. O Botafogo venceu, no total, 23 títulos internacionais na história, entre eles a Taça Tereza Herrera, de 1996, e a Copa Carranza, de 1966. Porém, o único título oficial em âmbito internacional, reconhecido pela Fifa, é esse da Copa Conmebol de 1993.
Na campanha vitoriosa, o Botafogo passou por Bragantino, Caracas, da Venezuela, Atlético-MG e Peñarol. Na final, o time empatou por 1 a 1, em Montevidéu, com um gol de Perivaldo, e por 2 a 2, no Maracanã, com gols de Eliel e Sinval. Nos pênaltis, venceu por 3 a 1 (relembre no vídeo acima). O goleiro William saiu de campo como herói. O técnico era Carlos Alberto Torres.
Sinval terminou a competição como artilheiro, marcando oito gols. O Botafogo se classificou por ter sido vice-campeão brasileiro no ano anterior. Fluminense, Vasco, Atlético-MG e Bragantino foram os outros clubes brasileiros na Conmebol de 1993. Ao todo, houve oito edições da competição: Atlético-MG (duas vezes), Santos e São Paulo foram os outros do país a ganharem o título.
ERRATA: diferentemente do que a reportagem publicou inicialmente, a réplica não foi solicitada à Conmebol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo