Emelec conquista seu 14º título no Campeonato Equatoriano

Emelec venceu Delfín por 2-0 na partida de volta da final do campeonato equatoriano de futebol e tornou-se, com 14 títulos, a segunda equipe mais condecorada do país depois de Barcelona.
Os 'elétricos', que ganharam 4-2 no duelo de ida, foram coroados graças aos gols marcados por Ayrton Preciado e Brayan Angulo aos 44' e 64', respectivamente.
De cabeça, Preciado colocou Emelec mais perto da glória, enquanto Delfín, que pela primeira vez em sua história disputou uma final, as esperanças de conquistar o título desapareciam.
Vinte minutos após o gol de Preciado, Angulo aproveitou um erro no meio-campo para avançar com a bola para o arco de Pedro Ortiz e definir por um lado.
Com este resultado, os elétricos, liderados pelo uruguaio Alfredo Arias, deram a volta olímpica no Estádio Jocay, na cidade de Manta (oeste), para celebrar seu décimo quarto título no campeonato equatoriano, que é disputado desde 1957.
"Tivemos jogadores de qualidade, atletas rápidos, acho que foi fácil para nós", disse Preciado aos jornalistas no final da partida.
Os cetáceos não conseguiram superar o resultado da quarta-feira passada e o global foi de 6-2 em favor dos Azuis, que foram protagonistas no futebol equatoriano desde 2013. Nos últimos cinco anos Emelec lutou pela coroa, ganhando quatro estrelas neste período.
- "Somos gigantes" -
"Se os outros são ótimos, nós somos gigantes pela torcida fiel que não falta (...) sempre nos encorajando, sempre à frente, esse triunfo é deles também, de todos os 'emeleccistas' do país", afirmou o DT Arias à imprensa.
O DT atribuiu seu sucesso nesta campanha pela "posse de bola" no campo.
"Nós somos os campeões pelo trabalho que foi feito, tanto foi criticado, mas aqui está a 14ª estrela de Emelec. Nos comprometemos a ser os campeões no momento em que chegamos à final, e foi um objetivo que alcançamos", declarou o DT, de acordo com o jornal El Universo.
Emelec chegou à final ganhando, com 45 pontos, a segunda etapa do torneio, onde venceu 14 jogos, empatou três e perdeu cinco.
Enquanto Delfín conseguiu seu passe ao vencer a primeira fase com 47 unidades. Em 22 jogos, o time cetáceo acumulou 47 pontos depois de ganhar 13 partidas, empatar oito e perder apenas uma. O time da Manta fez uma de suas campanhas mais bem-sucedidas e chegou perto de tomar sua primeira coroa sem precisar de uma final, mas caiu na última etapa do torneio.
Agora cabe a Delfín fortalecer seu jogo para disputar sua primeira CONMEBOL Libertadores, um campeonato em que Emelec possui vantagem por suas repetidas participações. Independiente del Valle, que terminou em terceiro na tabela acumulada, também estará no encontro continental.
Macará, da cidade andina de Ambato (centro), disputará a repescagem para garantir o passaporte à CONMEBOL Libertadores-2018. Esta também será a primeira vez para o time Ambateño em um campeonato internacional.
Quanto a CONMEBOL Sul-Americana, os classificados pelo Equador são o popular Barcelona, que tem 15 títulos no campeonato local, El Nacional e Deportivo Cuenca. A Liga de Quito também estará após empatar 3-3 com o recém-promovido Técnico Universitario, que na ida da repesca perdeu 2-1.
Clan Juvenil e Fuerza Amarilla despediram-se da série A do campeonato equatoriano de futebol, enquanto Aucas retorna ao torneio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo