Site da CONMEBOL parabeniza Corinthians, Botafogo, Grêmio e Cruzeiro erguem a taça de campeões estaduais
O Brasil conheceu seus últimos campeões estaduais: o Corinthians, atual campeão do Brasileirão, foi consagrado neste domingo pela segunda vez consecutiva como o melhor do Campeonato Paulista. Enquanto isso, o Botafogo conquistou o Campeonato Carioca, o Grêmio o Campeonato Gaúcho e o Cruzeiro triunfou no Campeonato Mineiro.
O 'Timão', com uma vitória 0-1 no jogo de volta da final, no estádio Allianz Parque do Palmeiras, recuperou o 0-1 que cedeu no último domingo em casa, no jogo de ida e levou a definição para os pênaltis, vencendo por 4-3.
O colombiano Miguel Borja foi o autor do gol da vitória do Palmeiras, há uma semana, no estádio Arena Corinthians, mas Rodriguinho deixou tudo igual no primeiro minuto do jogo disputado neste domingo, ao empurrar uma bola colocada por Mateus Vital.
Nos pênaltis, o Corinthians venceu com gols de Danilo, do paraguaio Ángel Romero, de Lucca e de Maycon, embora Fagner tenha falhado o seu. Por Palmeiras marcaram Moisés, Victor Luis e Marcos Rocha, mas falharam Dudu e Lucas Lima.
O título permite ao Corinthians ser duas vezes campeão consecutivo do Paulista, o torneio estadual mais importante do Brasil, depois de 35 anos. A última vez foi em 1982 e 1983, quando tinha uma equipe liderada pelos mundialista Sócrates e Casagrande.
A vitória também permite que ele se confirme como o maior vencedor do estado de São Paulo, já que acumula 29 títulos paulistas, bem acima dos 22 que Palmeiras e Santos têm e dos 21 do São Paulo.
-Com a mesma fórmula, Botafogo-
No Rio de Janeiro, o roteiro foi praticamente o mesmo porque o Botafogo, depois de sofrer uma derrota por 1 a 0 em casa há uma semana, na partida de ida da final, conseguiu igualar o placar com uma vitória por 0 a 1 contra o Vasco da Gama, no Maracanã, para levar a definição aos pênaltis e vencer por 4 a 3, para ficar com o título do Campeonato Carioca.
A grande diferença é que, enquanto o Corinthians marcou seu gol no primeiro minuto, o Botafogo somente conseguiu no último do adicional do segundo tempo (minuto 95') pelo zagueiro argentino Joel Carli.
Na definição por pênaltis o goleiro paraguaio Roberto 'Gatito' Fernández, do Botafogo, foi, com duas defesas, mais eficiente que o do Vasco, o uruguaio Martín Silva.
Brenner, Gilson, Marcinho e Renatinho converteram seus pênaltis para o Botafogo, enquanto Pimpão falhou. Enquanto o argentino Andrés Rios, Wanger e Yago Pikachu marcaram para o Vasco, Werley e Henrique desperdiçaram suas cobranças.
-Cruzeiro e Grêmio gritam campeão-
Em outra final estadual, o Cruzeiro também conseguiu um retorno importante ao vencer seu histórico rival Atlético Mineiro por 2 a 0 na volta da final do Campeonato Mineiro e ficar com um título que estava comprometido depois de ter caído por 3 a 1 há uma semana, na partida de ida.
O Cruzeiro venceu com gols do uruguaio Georgean de Arrascaeta e Thiago Neves, em um jogo que foi tranquilo para os azuis.
O campeão regional mais contundente foi o Grêmio, que depois de vencer por 4 a 0 na partida de ida pela final do Campeonato Gaúcho (torneio regional do estado do Rio Grande do Sul) na semana passada, venceu o Brasil de Pelotas neste domingo por 0 a 3 no jogo de volta.
O Grêmio conquistou seu primeiro título regional em oito anos e o 37º em sua história, ainda longe dos 45 que tem o Internacional de Porto Alegre, seu histórico rival.
Vanguardia - AFP
Fonte Site: CONMEBOL
Comentários
Postar um comentário