Marrocos goleia Nigéria e leva Copa Africana só com atletas das ligas locais
Anfitriões, marroquinos vencem final por 4 a 0 e conquistam o torneio pela primeira vez. Esta é a quinta edição de torneio com seleções sem jogadores que atuam fora de seus países
O Marrocos venceu a Nigéria por 4 a 0 neste domingo, em Casablanca, e conquistou o Campeonato Africano de Nações. Isso mesmo. O Campeonato. Não a Copa. Em sua quinta edição, o torneio reúne apenas jogadores das ligas locais do continente e também é realizado de dois em dois anos, como a competição principal, com as seleções principais e cujo último campeão é o Camarões, vencedor em 2017.
Em duelo de duas seleções que estarão na Copa do Mundo, os marroquinos, anfitriões do torneio, superaram os nigerianos na decisão. A competição seria realizada no Quênia, mas em outubro do ano passado, a Confederação Africana decidiu mudar o local devido à falta de progresso na preparação dos quenianos.
Veja os gols da final:
A vitória marroquina foi construída com dois gols do atacante Zakaria Hadraf, do Raja Casablanca, do jovem meia-atacante Walid El Kari, do Wydad Casablanca, e do atacante Ayoub El Kaabi, do RS Berkane.
De todos os 28 jogadores que entraram em campo neste domingo, apenas um esteve na última convocação da seleção principal de seu país: o zagueiro Badr Banoun, do Raja Casablanca, de Marrocos. Os demais 27 atletas de Marrocos e Nigéria que atuaram na decisão deste domingo não foram convocados na última rodada das eliminatórias africanas, em novembro de 2017.
O Campeonato Africano de Nações, apenas com jogadores das ligas locais, existe desde 2009, e Marrocos conquistou sua primeira taça. República Democrática do Congo, com dois títulos, Tunísia e Líbia levaram as outras edições. O principal torneio de seleções do continente é a Copa Africana de Nações, o qual Marrocos também tem apenas um troféu: de 1976. A Nigéria foi campeã três vezes da Copa, a última em 2013.
Marrocos está no Grupo B da Copa do Mundo, ao lado de Irã, Portugal e Espanha. Os marroquinos estreiam no dia 15 de junho, contra os iranianos. A Nigéria está no Grupo D, com Argentina, Islândia e Croácia. A estreia é contra os croatas, no dia 16 de junho.
O zagueiro Benatia, da Juventus, um dos principais jogadores da seleção de Marrocos, deixou sua mensagem após o título:
"Parabéns pelo troféu! Felicidades, vocês merecem! Uma inspiração para as escolas de futebol marroquinas que treinaram esses jogadores. Mais uma vez, vemos que o futebol marroquino está indo bem"
Comentários
Postar um comentário