Só com taça: Chape não terá eventual vaga do A. Nacional na Libertadores

Se chegar à final e vencer a Sul-Americana, time colombiano, atual campeão da Libertadores, abre nova vaga em seu país; Chape só terá vaga no caso de título

Cerro Porteño x Atlético Nacional (Foto: Jorge Adorno/Reuters)Atlético Nacional faz segundo jogo da semifinal contra o Cerro, nesta quinta-feira (Foto: Jorge Adorno/Reuters)
A Chapecoense só chegará à Libertadores pela Sul-Americana em caso de título. Depois da classificação do time catarinense à final, surgiu a dúvida sobre uma eventual classificação automática no caso de o Atlético Nacional, da Colômbia, ir à decisão e ser campeão contra a Chape. Como o time colombiano também é o atual campeão da Libertadores, já tem vaga garantida na edição de 2017 - e aí poderia abrir lugar ao vice da Sul-Americana. Mas não é o caso. Se o Atlético Nacional for campeão sobre a Chape, é a Colômbia que terá uma vaga a mais no principal torneio do continente no ano que vem. A decisão foi confirmada pela Conmebol ao GloboEsporte.com.
A classificação da Chapecoense para a decisão da Copa Sul-Americana, eliminando o San Lorenzo, abriu o questionamento - especialmente com as mudanças definidas pela entidade para a edição de 2017 da Libertadores, que terá mais participantes. O regulamento da Sul-Americana nada diz sobre o caso de o campeão já ter vaga garantida na Libertadores. Mas o texto da Libertadores de 2016 segue como principal balizador para o próximo ano (o de 2017 ainda não foi divulgado).
Nele, o item 2.4, que fala sobre as "Inscrições de Clubes" para a Libertadores, especifica:
"O último campeão da Sul-Americana será inscrito pela associação nacional a que corresponda e jogará como último classificado do país correspondente. No caso de esta equipe já estar classificada por méritos próprios ao torneio, sua vaga será utilizada por sua associação nacional".
Desta maneira, em um possível título do Atlético Nacional, a Confederação Colombiana de Futebol terá mais uma vaga para a Libertadores e poderá distribuir aos seus clubes dentro do critério que entender ser mais conveniente. Neste cenário, para a Chapecoense, não há diferença de qual será o seu adversário na decisão. Será preciso que o Verdão do Oeste conquiste a Sul-Americana para atuar na Libertadores em 2017. 

O segundo finalista será definido nesta noite de quinta, às 22h45, entre Atlético Nacional e Cerro Porteño, no estádio Atanasio Girardot, na Colômbia. No primeiro encontro entre colombianos e paraguaios, houve empate por 1 a 1.
Vale lembrar que a Chapecoense ainda tem o Brasileirão como caminho para a Libertadores de 2017. Com 52 pontos, na nona colocação, o time catarinense tem 4% de chances de alcançar uma vaga no G-6, de acordo com cálculos do matemático Tristão Garcia no site InfoBola. Haverá uma vaga extra pelo Brasileiro se o Atlético-MG ganhar a Copa do Brasil ou se o Grêmio ganhá-la e também ficar entre os seis primeiros no Nacional.
Chapecoense comemoração contra San Lorenzo (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)Chapecoense só vai para a Libertadores em caso de título da Sul-Americana (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo