CONMEBOL Libertadores 2018: River Plate e Grêmio abrirão as eletrizantes semifinais
O argentino River Plate e o atual campeão brasileiro Grêmio jogarão uma das duas semifinais da CONMEBOL Libertadores na terça-feira, em partida a ser disputada no estádio Monumental de Buenos Aires.
Após perder um invicto de 32 jogos consecutivos na última sexta-feira contra o Colón pela Superliga Argentina, o River Plate de Marcelo Gallardo enfrenta a reta final de um ano em que tem a Libertadores como prioridade.
A equipe 'milionária' se apresentou na sexta-feira com uma equipe composta principalmente de jogadores habituais reservas para preservar seus titulares para o início desta série contra o Grêmio.
Para este compromisso, Gallardo poderá contar novamente com o goleiro Franco Armani (lesão muscular) e o meio-campista criativo Gonzalo 'Pity' Martínez (lesão grau 1), duas referências do plantel deste ano.
Para a ofensiva, Gallardo apoiou Ignacio Scocco com o colombiano Rafael Santos Borré e deixou como relevo Lucas Pratto, a compra mais cara da história do clube.
"Com o Grêmio vamos ser 'dominantes' em nosso campo e com nossa gente. O Grêmio é um adversário difícil porque são duas equipes que lidam bem com a bola e têm qualidade técnica. Enfrentamos o atual campeão, vai ser uma série difícil", previu Gallardo na prévia.
Por sua parte, o Grêmio chegou a este compromisso no quinto lugar no Brasileirão, depois de empatar com o América no sábado, 1-1, com uma equipe com a maioria dos reservas, num resultado que o deixou dez pontos atrás do líder Palmeiras.
Everton, o mais importante jogador ofensivo do time de Porto Alegre nesta temporada, ainda se recupera de uma lesão muscular na coxa direita e não embarcou com o resto de seus companheiros ruma à capital da Argentina, bem como o lateral Léo Moura, com desconforto no gêmeo.
Inicialmente, Luan, com fascite plantar no pé direito, não iria viajar para o compromisso contra o River, mas, finalmente, formou parte da delegação na esperança de se recuperar a tempo e estar disponível para o compromisso no estádio Monumental.
Por outro lado, o técnico Renato Gaúcho contará com o goleiro Marcelo Grohe, outra das principais figuras do elenco; o lateral Bruno Cortez e o central argentino Wálter Kannemann, todos recuperados de suas lesões.
"Será uma disputa eletrizante contra o River. Duas das mais fortes equipes do continente se confrontam. Apesar de não termos descartado o Brasileirão, nosso foco e o das pessoas estão na Copa Libertadores, mas é um alvo muito difícil. Estamos enfrentando os quatro melhores times da América", resumiu Renato Gaúcho.
A revanche será realizada no dia 30 de outubro, no estádio Arena do Grêmio, para definir um bilhete para a final desta edição da CONMEBOL Libertadores.
DADOS:
River x Grêmio
Amplo historial de 14 enfrentamentos internacionais oficiais com vantagem para o Grêmio com 7 vitórias, 5 derrotas e 2 empates
O time brasileiro ganhou os quatro últimos jogos, dois na Copa Mercosul 2001 (4-2 de local e 1-0 de visitante) e dois na Copa Libertadores 2002 (2-1 em Buenos Aires e 4-0 em Porto Alegre)
River Plate local
Excelente percorrido em Copa Libertadores (110 – 35 – 19)
Acumula 8 jogos sem derrotas, desde 25 de maio de 2017 (Independiente Medellín 2-1)
Receberá por 40ª vez uma equipe brasileira em torneios Conmebol (21 – 9 – 9)
A última derrota foi contra o Cruzeiro 3-0 nas quartas de final da Copa Libertadores 2015
Grêmio visitante
Será sua partida número 90 em Copa Libertadores (28 – 23 – 38)
Só perdeu dois das últimas 10: Deportes Iquique 2-1 (2017) e Estudiantes 2-1 em 7 de agosto
Em 31 ocasiões visitou equipes argentinas em competições Conmebol (8 – 9 – 14)
Será seu terceiro confronto consecutivo, já que nas oitavas de final eliminou o Estudiantes e nas quartas o Atlético Tucumán
Árbitro – Víctor Carrillo
Partidas em torneios de clubes Conmebol: 88
Encontros em Copa Libertadores: 57. Cinco nesta edição
Dirigiu quatro vezes o River: Libertad 3-1 (Sul-Americana 2014),Trujillanos 4-3 (Libertadores 2016), Santa Fe 2-1 (Recopa 2016) e Emelec 2-1 (Libertadores 2018) e em duas ocasiões o Grêmio, ambas contra equipes argentinas: Rosario Central 0-1 (Libertadores 2016) e Godoy Cruz 1-0 (Libertadores 2017)
Alineações possíveis:
River Plate (ARG): Franco Armani; Gonzalo Montiel, Jonatan Maidana, Javier Pinola y Milton Casco; Leonardo Ponzio, Exequiel Palacios; Juan Fernando Quintero ou Ignacio Fernández, Gonzalo Martínez; Ignacio Scocco e Rafael Santos Borré. Treinador: Marcelo Gallardo.
Grêmio (BRA): Grohe; Leo Gomes, Geromel, Kannemann, Cortez; Cícero, Maicon; Ramiro, Jean Pyerre ou Luan, Alisson; Joel. Treinador: Renato Gaúcho.
Árbitro: O peruano Víctor Carrillo, que será assistido por Jonny Bossio e Víctor Raez nas bandas, enquanto Diego Haro será o quarto árbitro. Os uruguaios Leodan González, Esteban Ostojich e Richard Trinidad, e o chileno Enrique Osses estarão encarregados do VAR.
Estádio: Antonio Vespucio Liberti 'Monumental', de Buenos Aires.
Hora: 21h45 (00:45 GMT+1).
Comentários
Postar um comentário