Perto de pendurar as chuteiras, R10 completa um ano como globetrotter

Após deixar o Flu, astro passa por quase todos os continentes durante 12 meses jogando amistosos (e até futsal) e prepara aposentadoria: "Ideia é jogar mais um ano"

Há exatamente um ano Ronaldinho Gaúcho dava início a uma nova fase na carreira. Dois dias depois de defender o Fluminense na vitória sobre o Goiás, o craque rescindiu seu contrato com a equipe carioca em 28 de setembro de 2015. Talvez ele nem soubesse, mas nos 12 meses seguintes daria a volta ao mundo no melhor estilo "globetrotter", e até torneio de futsal na Índia com veteranos da bola ele disputaria. A China é a parada da vez, mas antes de chegar lá Ronaldinho passou por outros países de Ásia, África, Europa e rodou pelas Américas.
Ronaldinho Gaúcho R10 Globetrotter (Foto: Mario Alberto)Ronaldinho Gaúcho de Globetrotter (Foto: Mario Alberto)

Além de desfilar pelos gramados de Orlando, Las Vegas, Guaiaquil, Cusco, Manchester, Agadir, entre outras cidades mundo afora, Ronaldinho realizou compromissos profissionais dos mais variados. Seja como empresário, ao lançar sua própria linha de scooters em Dubai, Singapura, Kuwait ou China, seja explorando sua imagem, como na vez em que visitou o Papa no Vaticano. Numa dessas, no início do mês, esteve nos Estados Unidos para participar do evento de inauguração da nova sede do Barcelona em Nova York, e indicou que deve formalizar o encerramento da carreira profissional em breve.
- Já sou velho. Tenho 36 anos. Já não são 26 como antes e estou vendo o que vamos fazer para encerrar a carreira. A ideia é jogar mais um ano. Estou imerso em novos projetos, relacionados com a música e o futebol que, como sabem, são minhas duas paixões. Estou vendo as coisas novas que sempre gostei e veremos o que faremos neste ano – disse o craque, durante evento do Barcelona no início do mês.

Enquanto não oficializa o fim da carreira, o craque segue demonstrando sua magia pelo mundo. A China, onde disputa nesta semana o All-Stars Soccer Carnival em Pequim com nomes como Rivaldo e Figo, será o sexto país em que Ronaldinho se apresentará neste ano. Ele já disputou partidas no Peru, Equador, Guatemala, Estados Unidos e até em torneio de futsal na Índia. R10 também tem um jogo festivo marcado para o dia 3 de dezembro com o Cinco Estrellas de Monterrey, da Terceira Divisão do México. Relembre abaixo outras paradas do craque ao longo desses últimos 12 meses.
Ronaldinho Gaúcho pelo mundo (Foto: Editoria de arte / GloboEsporte.com)Algumas das paradas de Ronaldinho Gaúcho pelo mundo no último um ano (Foto: Editoria de arte / GloboEsporte.com)



SETEMBRO 2015 
Rio de Janeiro 28/09
Ronaldinho deixou o Fluminense em comum acordo com o clube há exatamente um an, após reconhecer que não estava rendendo. Nos três meses em que permaneceu nas Laranjeiras, foi poupado em seis partidas, sempre com a justificativa de que estava aprimorando a parte física. No total, disputou nove jogos com a camisa do Flu: oito no Brasileirão e um na Copa do Brasil.
- Caros Srs, Presidente, diretores e toda nação Fluminense, muito me orgulhou vestir esta camisa, muito mesmo. Estamos hoje anunciando o fim do vínculo empregatício mas não o fim de uma relação importante, que foi construída com verdade, com respeito e honestidade - se despediu Ronaldinho.
Ronaldinho Gaúcho Fluminense x Goiás (Foto: André Durão)O último jogo de Ronaldinho Gaúcho pelo Fluminense, dois dias antes da rescisão, contra o Goiás (Foto: André Durão)


OUTUBRO 2015 
Agadir (Marrocos) 26/10
O astro voltou a entrar em campo no fim de outubro. Ele foi um dos convidados para participar do jogo de despedida de Mustapha Hadji, no Marrocos. Aproveitando o caráter festivo da partida, R10 fez graça: mostrou habilidade e fez um golaço: deu um corte seco no zagueiro e tocou na saída do goleiro, olhando para o lado contrário da finalização (assista aqui aos lances).
Ronaldinho Gaúcho jogo festivo (Foto: Reprodução / Youtube)Ronaldinho Gaúcho em jogo festivo no Marrocos (Foto: Reprodução / Youtube)


NOVEMBRO 2015
Manchester (Inglaterra) 14/11
Ronaldinho voltou a jogar na Inglaterra, mostrou lances de efeito (assista aos lances do craque), mas passou em branco num amistoso beneficente com o objetivo de arrecadar fundos para a Unicef. Desta vez, esteve ao lado de nomes consagrados (mas aposentados) como Cafu, Figo, Seedorf, Van der Sar, Giggs, Beckham, entre outros.
Ronaldinho, Cafu, Figo amistoso Beckham (Foto: Getty Images)Ronaldinho, Cafu e Figo em amistoso com Beckham (Foto: Getty Images)




DEZEMBRO 2015
Kuwait 18/12
Ronaldinho foi convidado para um amistoso polêmico no Kuwait, mas acabou sendo desfalque de última hora por temer punição da Fifa. Isso porque o país do Oriente Médio estava suspenso de todas as atividades da federação internacional e do Comitê Olímpico Internacional (COI), por “interferência do governo nas federações esportivas nacionais”. O risco de participar do jogo festivo seria uma punição por três meses. Como o astro ainda está em atividade, preferiu não tentar a sorte e apenas visitou o país.
Ronaldinho Gaúcho, Deco, Puyol e Roberto Carlos Aquário Nacional Kuwait (Foto: EFE)Ronaldinho foi ao Kuwait, atacou de turista, mas não jogou, ao contrário de Deco, Puyol e Roberto Carlos (Foto: EFE)




JANEIRO 2016 
Orlando (EUA) 17/01 a 20/01 
Quatro meses após deixar as Laranjeiras, voltou a vestir as cores do Fluminense no Torneio da Flórida, nos duelos contra Shakhtar (dia 17) e Internacional (20). Embaixador do clube na competição, ele foi reserva nos dois compromissos e se despediu do Flu sem vitória.
ronaldinho gaúcho (Foto: richard souza)Ronaldinho vestiu a camisa 100 na despedida ao Fluminense (Foto: Richard Souza)
Calecute (Índia) 25/01 
Após passar pelos Estados Unidos, Ronaldinho chegou à Índia no final de janeiro para promover um campeonato local. Como de hábito em suas viagens pela Ásia, ele foi bastante assediado pela população local. O ex-jogador da seleção brasileira só não devia imaginar que, ao transitar pelas ruas de Calecute, um poste quase atingiria o carro que o transportava. Logo após a queda, policiais correm para levantar o poste, abrindo espaço para o carro com Ronaldinho e Assis transitar normalmente. Assista aqui ao vídeo.
Ronaldinho Gaúcho na Índia  (Foto: Reprodução / Twitter)Ronaldinho Gaúcho é recebido com festa na Índia (Foto: Reprodução / Twitter)


Guaiaquil, Equador 30/01
Dias depois voltou da Índia para voltar a jogar no Equador. Em sua única partida pelo Barcelona de Guayaquil, Ronaldinho Gaúcho teve uma noite de astro na partida festiva "Noite Amarela", promovida pelo clube equatoriano contra o Universidad San Martín, do Peru. Ao entrar em campo com a camisa 91 nas costas, o brasileiro foi ovacionado pelos torcedores, que fizeram muito barulho e protagonizaram um show de luzes para o jogador. O resultado ainda ajudou a tornar a noite ainda mais especial, já que o Barcelona saiu com a vitória por 4 a 3, com assistência de Ronaldinho para o segundo gol de sua equipe. Assista aqui aos lances do craque.
- Não esperava receber tanto carinho. Fiquei muito emocionado. Todo o carinho demonstrado valeu pelo cansaço da viagem – disse o brasileiro, em entrevista ao site do Barcelona.
Ronaldinho Barcelona Guayaquil (Foto: Reprodução/Instagram)Ronaldinho defendeu o Barcelona de Guayaquil no final de janeiro (Foto: Reprodução/Instagram)



FEVEREIRO 2016
Vaticano  04/02
Em meio à agenda pelo mundo para compromissos comerciais e jogos amistosos, o craque dedicou seu tempo em fevereiro para conhecer o Vaticano e visitar o Papa Francisco. E R10 se disse emocionado após encontrar o líder da Igreja Católica, como mostrou em postagem em seu Instagram.
- Encontro com o Papa Francisco!! Muito emocionante!! Fico muito honrado pelo convite para o Jogo da Paz!! Deus abençoe a todos!! - escreveu R10. 
Ronaldinho Papa Francisco Vaticano (Foto: AP)Ronaldinho visitou o Papa Francisco em fevereiro no Vaticano (Foto: AP)


MAIO 2016
Las Vegas (EUA) 14/05 
Um reencontro nostálgico em Las Vegas. Dez após integrarem o quadrado mágico da Seleção na Copa da Alemanha, Ronaldinho e Adriano se enfrentaram nos Estados Unidos. E, no fim das contas, o Imperador levou a melhor ao marcar e levar o Miami United à vitória sobre o Las Vegas City de R10. No amistoso, o pentacampeão atuou durante os 45 minutos do primeiro tempo, mas não conseguiu retornar para a segunda etapa por causa da invasão do campo por fãs que queriam encontrá-lo. Nos dias seguintes, ainda encontrou tempo para prestigiar o espetáculo "Michael Jackson: One", do Cirque du Soleil, e conhecer Mike Tyson.
Ronaldinho Adriano Las Vegas Miami (Foto: Jorge Natan)Ronaldinho e Adriano disputam amistoso em Las Vegas (Foto: Jorge Natan)




JUNHO 2016 
Manchester (Inglaterra) 05/06 
Ronaldinho Gaúcho voltou em grande estilo ao Old Trafford para uma partida beneficente. Apesar da derrota por 3 a 2 da equipe do resto do mundo, defendida pelo brasileiro, ele aprontou das suas. Em uma jogada, colocou a bola entre as pernas de Ben Shepard e Phil Neville em sequência e depois tocou olhando para um lado e jogando para outro. Em outra oportunidade, tentou repetir o clássico gol de falta marcado contra a Inglaterra nas quartas de final da Copa de 2002. Goleiro adversário naquela ocasião, Seaman brincou com Ronaldinho, mas viu a bola ir para a linha de fundo sem perigo. Assista aqui aos vídeos da partida.
Ronaldinho Gaúcho amistoso na Inglaterra (Foto: Reuters)Ronaldinho Gaúcho aprontou das suas em novo amistoso na Inglaterra (Foto: Reuters)

Cusco (Peru) 26/06 
Ronaldinho chegou a Cusco no final de junho para mais um amistoso em sua saga pelo mundo.Vestiu a camisa do Cienciano e levou a torcida ao delírio apenas por estar em campo. A assistência sem olhar para a bola, marca registrada do camisa 10, foi a cereja do bolo no gol que definiu a vitória de 3 a 0 contra o Sporting Cristal. 
Ronaldinho Cienciano (Foto: Divulgação)Ronaldinho defendeu também a camisa do Cienciano (Foto: Divulgação)



JULHO 2016 
Cidade da Guatemala (Guatemala) 10/07
Do Peru à Guatemala, aqui para defender duas camisas distintas. Na América Central, atuou um tempo pelo Municipal e outro pelo Comunicaciones no amistoso que terminou empatado em 2 a 2. O craque não balançou a rede, mas fez a festa da torcida ao exibir a habilidade de sempre. Um fã chegou a invadir o campo para tirar uma selfie com o ídolo. Veja os lances no vídeo.
Ronaldinho Guatemala (Foto: AP)Ronaldinho é exaltado por fã na Guatemala (Foto: AP)

Chennai (Índia) 15/07 e 17/07 
Dos gramados para as quadras... da Índia. O convite agora foi para disputar um torneio de futsal ao lado de outros veteranos como Michel Salgado, Hernán Crespo, Ryan Giggs, além da lenda do salão Falcão. Foram dois jogos, e uma participação interrompida pelo meio do caminho. A estreia foi com derrota, mas depois deu show com cinco gols em vitória da sua equipe(assista). 
Ronaldinho Gaúcho futsal Índia (Foto: AFP)Ronaldinho Gaúcho se arrisca no futsal na Índia (Foto: AFP)


SETEMBRO 2016
Rio de Janeiro 02/09 
Aqui um evento no Brasil. Ronaldinho foi embaixador da paralimpíada e participou de eventos com os brasileiros que conquistaram 72 medalhas neste mês no Rio de Janeiro. Na festa em homenagem aos atletas após o encerramento dos jogos, apareceu de surpresa no palco e, tirando onda de cantor, animou todos os presentes - talvez num indício do que vem por aí quando ele pendurar de vez as chuteiras. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo