Iniciativa 2030 pedirá à FIFA escolha de sede do Mundial Centenário para 2020

No ano de 2030 será o centenário da primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai e por essa razão, três países, Argentina, Paraguai e Uruguai, unem-se na candidatura para organizar, em conjunto, o Mundial Centenário.
Representantes dos três países que realizam a candidatura conjunta se reuniram, nesta quarta-feira na Mburuvicha Roga (residência presidencial) em Asunción, para tratar os temas relativos à promoção da mesma durante a Copa do Mundo da Rússia 2018. Na conferência de imprensa, após a reunião, disseram que durante o Congresso da FIFA, a ser realizado na Rússia antes do início do Mundial, pedirão ao Congresso a antecipação para 2020 a decisão sobre qual iniciativa é a vencedora para organizar o evento de futebol mundial em seu centenário.
"Estaremos solicitando, por ocasião do Congresso da FIFA, que ocorrerá no dia anterior ao início do Mundial, se é possível, realizar a eleição da sede de 2030 já no ano 2020, para que nossos três países tenham mais tempo e suficiente antecedência para desenvolver a infraestrutura necessária para realizar as obras que exigiriam o mundial do século", indicou o embaixador secretário de Coordenação e Planejamento da Argentina, Ernesto Gaspari, que compartilhou a mesa de conferência com o coordenador-geral da Iniciativa Mundial 2030, Fernando Marín; o presidente da Associação Paraguaia de Futebol, Robert Harrison; o ministro paraguaio do Esporte, Víctor Pecci; o secretário nacional do Esporte uruguaio, Fernando Cáceres; o presidente da Associação Uruguaia de Futebol, Wilmar Valdez e a ministra paraguaia do Turismo, Marcela Bacigalupo.
- Deixar um legado - 
Por sua parte, Fernando Marín disse que "o Mundial Rússia 2018 será utilizado com toda a nossa força para promover a iniciativa do Mundial 2030 (...) A Copa do Mundo deve vir para esta região, pela história, pelos antecedentes, pelo século que nós comemoramos e por tudo o que o futebol significa nestes três países".
Mas acima de tudo, observou que "o legado que o Mundial deixe no social, no educacional e no cultural deve definir o caminho desta organização".
Após a reunião, o grupo recebeu as saudações do presidente da República do Paraguai, Horacio Cartes.
- O logotipo -  
Na ocasião também apresentaram o logotipo da iniciativa conjunta, que fala da unidade entre os três países. "É um logotipo de apresentação que envolve a palavra 2030 e a palavra juntos, que tem a fortaleza de ser mais (...) Estes países merecem, pela história, ser parte do mundial", disse Marín.




CONMEBOL.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo