Paris anuncia candidatura para os Jogos Olímpicos de 2024

Paris anunciou oficialmente, na manhã desta terça-feira, sua candidatura aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024. O comunicado foi realizado Comitê Nacional Olímpico (CNOSF), que contou com a presença de grandes nomes do esporte francês e da prefeita da cidade, Anne Hidalgo.
O objetivo é custear os Jogos com um orçamento de 6,2 bilhões de euros (cerca de R$ 21,4 bilhões). Sede em 1924, Paris foi derrotada nas últimas três vezes que se candidatou a receber o evento. Em 1992, viu Barcelona vencer a disputa, em 2008 perdeu para Pequim e, em 2012, ano em que Londres recebeu as Olimpíadas.
Dessa forma, a capital francesa se junta a Roma, Hamburgo e Boston na briga para sediar o principal evento esportivo. Budapeste também deve confirmar, em breve, sua candidatura para as Olimpíadas de 2014.
O comitê francês aproveitou o Dia Olímpico, comemorado mundialmente, para confirmar a candidatura de Paris. Nesta mesma data, em 1894, nascia o Comitê Olímpico Internacional (COI), na capital francesa.
AFP
A prefeita Anne Hidalgo (quarta da esquerda para a direita) anunciou, nesta terça-feira, a candidatura de Paris aos Jogos de 2024 (Foto: Francois Guillot)
O presidente da comissão da candidatura e mandatário da Federação Internacional de Rúgbi, Bernard Lapasset, disse que conta com o apoio dos governos municipal, regional e nacional, além do CNOSF e do movimento esportivo francês.
“É maravilhoso receber um apoio público significativo e o verdadeiro respaldo de nossos atletas”, destacou Lapasset. Para a prefeita Hidalgo, Paris visa construir “um futuro emocionante e valente ao mesmo tempo em que se mantém fiel às suas ricas tradições desportivas e culturais” ao pretender-se sede dos Jogos de 2024.
"Começamos, nós estamos aqui!", anunciou enfaticamente Hidalgo, que inicialmente foi relutante em relação à candidatura de sua cidade. Em comunicado, o presidente da França, François Hollande, ratificou o apoio a Paris ser sede das Olimpíadas de 2024: "Trata-se de um momento único para que toda geração se una e mostre ao mundo o melhor da França. O Estado fará de tudo para acompanhar o movimento esportivo e apoiar esta candidatura para ser exemplar no nível ambiental, econômico e nacional".
Nos próximos meses, Paris revelará mais detalhes de sua candidatura, que será enviada ao COI antes do dia 15 de setembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo