Raikkonen usa estratégia, surpreende e vence a abertura do Mundial
AFP
A prova - O Mundial de 2013 da Fórmula 1 começou com um carro a menos no grid do que o esperado. A Sauber de Nico Hulkenberg apresentou problemas em sua bomba de combustível e a equipe suíça decidiu retirar o piloto da prova apenas minutos antes de seu início.
Quando as luzes vermelhas finalmente se apagaram na reta do circuito de Albert Park, Sebastian Vettel não teve problemas para manter a primeira colocação, mas foram os representantes da Ferrari que mostraram maior oportunismo ganhando duas posições cada. Felipe Massa pulou para a segunda colocação, logo à frente de Fernando Alonso.
O espanhol passou a pressionar o brasileiro, que resistiu bem aos ataques de seu companheiro de equipe, mesmo quando foi liberado o uso da asa traseira móvel. Na quinta volta, o britânico Jenson Button foi aos boxes para colocar os pneus médios, por conta da alta degradação dos supermacios.
O movimento do piloto da McLaren logo foi imitado pelos ponteiros da corrida, que já apresentavam perda de rendimento pela deterioração dos compostos. Vettel sofreu com a queda de ritmo de sua Red Bull e viu os ferraristas se aproximarem até entrar para a troca de pneus no fim do sétimo giro em Albert Park.
Massa foi aos boxes na volta seguinte, retornando à pista atrás do alemão, mas garantiu sua vantagem sobre Alonso após o pit-stop do espanhol. O piloto europeu da Ferrari alterou sua estratégia e antecipou sua segunda parada para o 20º giro em Melbourne. A tática deu certo e ele ganhou as posições de Sebastian Vettel e Adrian Sutil quando os alemães também trocaram compostos.
A escuderia italiana chamou Massa para os boxes apenas no 23º giro e devolveu o brasileiro à pista atrás de Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, ambos com tática de menos paradas, Alonso, Vettel e Sutil. Mesmo prejudicado pela estratégia da Ferrari, o piloto paulista seguiu andando em ritmo forte, mas não consegui ultrapassar o alemão da Force India e acabou perdendo contato com os rivais à frente.
A ideia de fazer menos trocas de pneus deu certo para Raikkonen, que parou novamente no 34º giro em Albert Park e voltou à pista na quinta posição, logo atrás de Massa. Sem conseguir passar Sutil na pista, o brasileiro antecipou seu último pit-stop e voltou a ter condições de brigar com Vettel. Quando os outros ponteiros realizaram a terceira parada, o finlandês assumiu novamente a ponta.
Sem ser ameaçado por Vettel, Alonso iniciou a caçada a Kimi Raikkonen pela primeira colocação, mas o piloto da Lotus seguiu em ritmo forte e sustentando vantagem confortável sobre o espanhol até receber a bandeira quadriculada para conquistar sua segunda vitória na F-1 após o retorno à categoria na temporada passada.
Veja a classificação do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1:
1: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
2: Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
3: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
4: Felipe Massa (BRA/Ferrari) 5: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
6: Mark Webber (AUS/Red Bull)
7: Adrian Sutil (ALE/ Force India)
8: Paul Di Resta (ESC/Force India)
9: Jenson Button (ING/McLaren)
10: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
11: Sergio Pérez (MEX/McLaren)
12: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
13: Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
14: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
15: Jules Bianchi (FRA/Marussia)
16: Charles Pic (FRA/Caterham)
17: Max Chilton (ING/Marussia)
18: Giedo van der Garde (HOL/Caterham)
Não completaram:
Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Pastor Maldonado (VEN/Williams)
Não disputou:
Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
1: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
2: Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
3: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
4: Felipe Massa (BRA/Ferrari) 5: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
6: Mark Webber (AUS/Red Bull)
7: Adrian Sutil (ALE/ Force India)
8: Paul Di Resta (ESC/Force India)
9: Jenson Button (ING/McLaren)
10: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
11: Sergio Pérez (MEX/McLaren)
12: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
13: Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
14: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
15: Jules Bianchi (FRA/Marussia)
16: Charles Pic (FRA/Caterham)
17: Max Chilton (ING/Marussia)
18: Giedo van der Garde (HOL/Caterham)
Não completaram:
Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Pastor Maldonado (VEN/Williams)
Não disputou:
Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
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