Copa América Brasil 2019: Brasil é o primeiro semifinalista

A Seleção do Brasil se tornou a primeira classificada para as semifinais da CONMEBOL Copa América Brasil 2019, depois de bater o Paraguai nos pênaltis, após o 0-0 nos 90 minutos, no estádio Arena do Grêmio, na cidade de Porto Alegre.
Por um lado, o Paraguai apelou para a marca forte, pressionando os jogadores brasileiros e aproveitando a saída rápida de jogadores como Almirón para contra-atacar. Enquanto o Brasil tentou controlar a partida com Arthur, Everton e Coutinho, e a chegada de Dani Alves pela direita.
Mas a partida foi muito disputada e interrompida na primeira parte, e as chegadas de ambas as equipes tiveram que ser muito elaboradas. Destacaram-se os goleiros Roberto Fernández, pelos guaranis, e Allison Becker, do Brasil, ambos com boas defesas.
O gol não chegou
No minuto 55 e após a análise do VAR, o árbitro Roberto Tobar decretou uma falta fora da área paraguaia, e a expulsão do zagueiro Fabian Balbuena. O placar permaneceu sem gols.
Com um homem a mais, o ataque dos locais ficou mais intenso. Jogadores como Everton se tornaram importantes pela esquerda e com sua entrada, Willian pela direita. Enquanto Almirón e Derlis González lutavam solitariamente contra a defesa brasileira.
Aos 90 minutos, o Brasil poderia ter vencido o jogo, mas a trave direita do goleiro Fernández impediu o gol do Brasil e, após os 7 minutos de acréscimo, tempo em que o Brasil tentou até o final, o placar permaneceu em 0-0, levando a definição para os pênaltis.
Na definição, o Paraguai começou cobrando os pênaltis. Allison defendeu o de Gómez, enquanto Willian marcou o seu. Almirón e Marquinhos marcaram. Valdez e Coutinho também não falharam. Rojas marcou o seu, e Firmino desperdiçou e empatou o placar. Mas Derlis González jogou a bola fora e Gabriel Jesus marcou seu pênalti para dar ao Brasil o passo para as semifinais.
Estatísticas
  • Paraguai x Brasil é o confronto com mais empates na história da CONMEBOL Copa América; hoje foi a 11ª igualdade entre os dois, quarta consecutiva.
  • Paraguai não venceu nenhuma partida de quartas de final da CONMEBOL Copa América (5 empates, 4 derrotas); no total, venceu apenas um de seus últimos 21 jogos da CONMEBOL Copa América (12 empates e 8 derrotas).
  • Brasil é a seleção com mais definições nos pênaltis na história da CONMEBOL Copa América (nove: 5 vitórias e 4 derrotas); contra o Paraguai superou o Uruguai e a Argentina (8).
  • Brasil se classificou para as semifinais da CONMEBOL Copa América pela primeira vez desde 2007; esteve três edições sem consegui-lo, sua maior sequência com o formato atual (desde 1993).
  • Brasil se classificou para as semifinais da CONMEBOL Copa América pela sexta vez desde que se joga com este formato (1993), sendo o máximo ao lado do Uruguai (que jogará no sábado contra o Peru pelas quartas de final). A Canarinha chegou à final nas cinco vezes que jogou semifinais (1995, 1997, 1999, 2004 e 2007) e se tornou campeã nas quatro mais recentes.
  • Contra o Paraguai, Dani Alves jogou sua 17ª partida na CONMEBOL Copa América, entrando no Top 10 de jogadores brasileiros com mais jogos na história da competição.
  • Roberto Fernández, do Paraguai, igualou o maior número de defesas (8) em um jogo das últimas três edições da CONMEBOL Copa América.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo