Copa América Brasil 2019: Brasil é o primeiro semifinalista

A Seleção do Brasil se tornou a primeira classificada para as semifinais da CONMEBOL Copa América Brasil 2019, depois de bater o Paraguai nos pênaltis, após o 0-0 nos 90 minutos, no estádio Arena do Grêmio, na cidade de Porto Alegre.
Por um lado, o Paraguai apelou para a marca forte, pressionando os jogadores brasileiros e aproveitando a saída rápida de jogadores como Almirón para contra-atacar. Enquanto o Brasil tentou controlar a partida com Arthur, Everton e Coutinho, e a chegada de Dani Alves pela direita.
Mas a partida foi muito disputada e interrompida na primeira parte, e as chegadas de ambas as equipes tiveram que ser muito elaboradas. Destacaram-se os goleiros Roberto Fernández, pelos guaranis, e Allison Becker, do Brasil, ambos com boas defesas.
O gol não chegou
No minuto 55 e após a análise do VAR, o árbitro Roberto Tobar decretou uma falta fora da área paraguaia, e a expulsão do zagueiro Fabian Balbuena. O placar permaneceu sem gols.
Com um homem a mais, o ataque dos locais ficou mais intenso. Jogadores como Everton se tornaram importantes pela esquerda e com sua entrada, Willian pela direita. Enquanto Almirón e Derlis González lutavam solitariamente contra a defesa brasileira.
Aos 90 minutos, o Brasil poderia ter vencido o jogo, mas a trave direita do goleiro Fernández impediu o gol do Brasil e, após os 7 minutos de acréscimo, tempo em que o Brasil tentou até o final, o placar permaneceu em 0-0, levando a definição para os pênaltis.
Na definição, o Paraguai começou cobrando os pênaltis. Allison defendeu o de Gómez, enquanto Willian marcou o seu. Almirón e Marquinhos marcaram. Valdez e Coutinho também não falharam. Rojas marcou o seu, e Firmino desperdiçou e empatou o placar. Mas Derlis González jogou a bola fora e Gabriel Jesus marcou seu pênalti para dar ao Brasil o passo para as semifinais.
Estatísticas
  • Paraguai x Brasil é o confronto com mais empates na história da CONMEBOL Copa América; hoje foi a 11ª igualdade entre os dois, quarta consecutiva.
  • Paraguai não venceu nenhuma partida de quartas de final da CONMEBOL Copa América (5 empates, 4 derrotas); no total, venceu apenas um de seus últimos 21 jogos da CONMEBOL Copa América (12 empates e 8 derrotas).
  • Brasil é a seleção com mais definições nos pênaltis na história da CONMEBOL Copa América (nove: 5 vitórias e 4 derrotas); contra o Paraguai superou o Uruguai e a Argentina (8).
  • Brasil se classificou para as semifinais da CONMEBOL Copa América pela primeira vez desde 2007; esteve três edições sem consegui-lo, sua maior sequência com o formato atual (desde 1993).
  • Brasil se classificou para as semifinais da CONMEBOL Copa América pela sexta vez desde que se joga com este formato (1993), sendo o máximo ao lado do Uruguai (que jogará no sábado contra o Peru pelas quartas de final). A Canarinha chegou à final nas cinco vezes que jogou semifinais (1995, 1997, 1999, 2004 e 2007) e se tornou campeã nas quatro mais recentes.
  • Contra o Paraguai, Dani Alves jogou sua 17ª partida na CONMEBOL Copa América, entrando no Top 10 de jogadores brasileiros com mais jogos na história da competição.
  • Roberto Fernández, do Paraguai, igualou o maior número de defesas (8) em um jogo das últimas três edições da CONMEBOL Copa América.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Guia do Mundial: Nacional joga pela Chape e divide atenção com o Real